Diretor Artístico - Norberto Gomes
Ao entrarmos no 59º ano da existência da Orquestra Clássica da Madeira, entramos também na 10ª Temporada com este desafiante e gratificante modelo artístico.
Na preparação de cada temporada tem estado sempre presente a nossa memória, a nossa história que nos remete à sua génese, às sensibilidades e perceções e aos factos que nos relatam sobre a sua evolução. Tratam-se de contributos que nos permitem reconstruir e renovar, temporada após temporada, essa memória histórica, solidificando a sua identidade; respeitando, assim, a herança do passado, mas olhando firmemente para o futuro.
Queremos continuar a abordar e a interpretar estimulantes e exigentes obras do repertório orquestral. É por isso que saudamos os velhos amigos de braços abertos, com vénia abordamos as obras-primas da literatura musical que nos foram legadas, promovendo e divulgando obras setecentistas, oitocentistas e novecentistas; e damos também as boas-vindas aos recém-chegados e ao novo repertório, com ênfase a novas obras, e dessa forma adicionar história à nossa história. Esta abordagem de valorização aplica-se aos músicos, solistas e maestros, e ao público de igual forma.
Uma Orquestra que olha para os jovens com um potencial importantíssimo na construção da história. Pensamos, reconhecemos e acreditamos nos jovens como uma força de renovação na música. Para isso, damos continuidade ao Ciclos Jovens Solistas que teve início na temporada 2013/2014. Este ciclo foi idealizado com o foco e determinação na valorização do ensino artístico da Região, dando palco e estimulando as carreiras dos jovens músicos que tiveram a sua formação inicial na Madeira e que se têm destacado na sua qualificação superior.
Esta é a ambição da nossa temporada.
Esta nova temporada, que contará com a presença de músicos excecionais e de destaque do panorama musical nacional e internacional, irá oferecer uma programação compacta e diversa, com sugestões que vão desde a música de câmara a propostas sinfónicas com objetivos maiores de servir a arte em geral, a música, e em particular o nosso público. Uma orquestra ligada por um interesse comum de permanente homenagem aos criadores e aos intérpretes. Uma orquestra reverente para com a literatura musical e seus criadores, e irreverente na sua contemplação e no sonho que orienta cada um de nós.
O regresso à nossa atividade, com o Concerto Inaugural da Temporada, merece ser festejado. Evan-Alexis Christ dirigirá, com os músicos da Orquestra Clássica da Madeira, um programa de grande destaque e significado e contará, como solista, com o trompetista Sergei Nakariakov, que tem pisado os mais cobiçados palcos do mundo com destacadas orquestras.
Que a Orquestra Clássica da Madeira tenha o poder, e que este seja inevitável, de contaminar o público através do seu responsável, enérgico e profundo amor pela música. Que sejamos capazes de ir mais além, de tocar a essência e o divino da música e sejamos capazes de o partilhar com os outros.
Para o enriquecimento cultural pessoal, a Orquestra Clássica da Madeira convida-o a estar presente, a acompanhar, vivendo esta experiência com os seus próprios sentidos, numa manifestação de exaltação da vida.
Desejamos-vos calorosas boas-vindas à temporada da nossa Orquestra.
Que a arte nos ilumine e que, através da magia de cada obra musical, esteja connosco.
Músicos OCM
Organização
ASSOCIAÇÃO NOTAS E SINFONIAS ATLÂNTICAS
Travessa das Capuchinhas nº4 1º Andar, São Pedro
9000-030 Funchal . Região Autónoma da Madeira . PORTUGAL
Associados Fundadores
Representante dos Músicos e Professores
Desde 2019 que a Orquestra Clássica da Madeira conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República