Música de Câmara
Da Orquestra Clássica da Madeira emanam vários agrupamentos constituídos pelos músicos da própria Orquestra.
Duas Orquestras de Cordas
Esta Orquestra nasceu no seio da Orquestra Clássica da Madeira, e tem como objetivo interpretar obras para pequena orquestra de corda de compositores do Séc. XX e Séc. XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontramos desde compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros. Numa abordagem mais leve o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington. Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo, assim como uma participação no Festival de música da Madeira.
Constituição: 6 Violinos, 2 Violas, 2 Violoncelos e 1 Contrabaixo
A Madeira Camerata foi criada em outubro de 1997, no seio da Orquestra Clássica Madeira, onde realizou inúmeros concertos na Região, com solistas residentes e maestros convidados, dos quais se destacam Jaap Schröder, Luís Izquierdo, Roberto Pérez, Milko Pravdic, António Carrilho, Bárbara Dória, Filipe Pinto Ribeiro, Eliana Matos, entre outros. Os objetivos primordiais desta formação instrumental são, por um lado, a interpretação de repertório para orquestra de cordas e a divulgação da música portuguesa escrita para este tipo de formação. Sob orientação artística do violinista madeirense, Norberto Gomes, a Madeira Camerata efetuou várias digressões pelo país, Espanha e Ásia, tendo atuado em várias salas, onde se destacam o Centro Cultural de Belém, Auditório Nacional de Madrid, tendo também realizado dois concertos no festival de Artes de Macau.
Constituição: 6 Violinos, 1 Violas, 2 Violoncelos e 1 Contrabaixo
Oito agrupamentos de Música de Câmara
Com o propósito de abordar o imenso repertório escrito para esta formação ao longo dos últimos 300 anos da história da Música, o Quarteto de Cordas Atlântico é composto por instrumentistas de várias origens e escolas de formação, tendo sido criado no seio da Orquestra Clássica da Madeira. A sua dimensão possibilita uma mobilidade e adaptabilidade podendo se apresentar nas mais variadas situações. No seu repertório, esta formação tem obras de Corelli, Haydn, Mozart, Beethoven, Borodin, Dvorak, entre outros.
Constituição: 2 Violinos, 1 Viola e 1 Violoncelo
É formado pelos instrumentas solistas da Orquestra Clássica da Madeira dos naipes dos sopros. Tendo-se apresentado ao longo da última década nas várias temporadas da Orquestra Clássica da Madeira, possui no seu vasto repertório obras de vários compositores nacionais e internacionais, assim como adaptações e arranjos de obras de referência dos vários períodos da história da música. Os seus concertos pautam-se pelas leituras fiéis ao texto, proporcionando momentos de alto nível artístico ao seu público, assim como momentos de descontração com repertórios mais ligeiros que também integram os seus programas.
Constituição: 1 Oboé, 1 Flauta, 1 Clarinete, 1 Fagote e 1 Trompa
É formado pelos instrumentistas do naipe dos sopros, 4 da família das madeiras e 1 da família dos metais da Orquestra Clássica da Madeira. Tendo a oportunidade de se expor juntamente com os seus instrumentos, este agrupamento interpreta obras originais para esta formação de vários compositores do último século, assim como aborda orquestrações feitas sobre grandes temas que ficaram na história da música como referência de determinada época da história da composição da música erudita.
Constituição: 1 Oboé, 1 Flauta, 1 Clarinete, 1 Fagote e 1 Trompa
Os MadBrass 4, 5 e 7 são agrupamentos fixos da Orquestra Clássica da Madeira, originários do naipe dos sopros na secção dos metais. Exploram ao máximo as sonoridades dos seus instrumentos na interpretação de obras do Séc. XX, originais para esta formação instrumental, assim como arranjos e adaptações de obras de referência de grandes compositores da história da música, dando-lhes uma outra cor sonora através dos timbres e brilhantismo da potência dos seus instrumentos musicais.
MadBrass
MadBrass5
(constituído por 2 Trompetes, 1 Trompa, 1 Trombone e 1 Tuba)
MadBrass7
(constituído por 2 Trompetes, 2 Trombones, 2 Trompas e 1 Tuba)
O Septeto de Metais com Percussão é um agrupamento de música de câmara constituído por instrumentistas da Orquestra Clássica da Madeira que oferece concertos com uma seleção de inspiradas obras da literatura musical para instrumentos de sopro e percussão.
O Octeto de Sopros da Orquestra Clássica da Madeira engloba todos os elementos dos naipes das madeiras e alguns metais desta Orquestra. Além de poder abordar um vasto repertório original, assim como adaptações de obras de referência da história da música para esta formação, o seu trabalho em conjunto potencia um melhor desempenho no trabalho da Tutti da Orquestra. Os seus concertos pautam-se por interpretações rigorosas, que proporcionam ao público momentos de fruição musical de excelência.
Outros projetos artísticos
"Improvisação! Este agrupamento oferece um momento de criatividade musical por excelência! Os seus programas incluem um misto de improvisação e experimentalismo, tornando os seus concertos únicos em termos de sonoridades, formatos e conteúdos. Pontualmente contam com a colaboração de diferentes músicos que conferem aos concertos sonoridades e efeitos sonoros especiais através das inúmeras possibilidades dos seus instrumentos. As suas apresentações convidam o público a uma experiência singular, usufruindo de uma atmosfera nova e inesperada de ambiências rítmicas e sonoras.
ASSOCIAÇÃO NOTAS E SINFONIAS ATLÂNTICAS
Travessa das Capuchinhas nº4 1º Andar, São Pedro
9000-030 Funchal . Região Autónoma da Madeira . PORTUGAL
Representante dos Músicos e Professores
Desde 2019 que a Orquestra Clássica da Madeira conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República