Gil Canha

Gil Canha

Deputado Independente

«Antes de mais, venho dar os parabéns ao autor desta iniciativa. 

Efetivamente, a Orquestra Clássica da Madeira é uma instituição que deve ser mantida e perdurar. É das tais instituições que o dinheiro é bem gasto. E é bem gasto não só porque é um fator cultural muito importante aqui para a Madeira, mas acima de tudo é preciso não esquecer que foi graças à Orquestra Clássica da Madeira que vieram muitos músicos excecionais, principalmente de países de leste, que vieram à Madeira e que nos ensinaram muito e que de facto nos sensibilizaram para a música erudita. 
Na minha opinião, a Orquestra Clássica da Madeira devia ser financiada com avultados dinheiros públicos, ao contrário, por exemplo, do futebol profissional! Aliás, até lamento que nos anos 70 o Governo tenha acabado uma iniciativa que existia na Madeira, que era o Festival Bach. O Festival Bach era muito importante, havia já turistas que vinham aqui à Madeira assistir ao ciclo do Festival Bach e infelizmente, em finais dos anos 80 acabou-se com o Festival Bach. Por isso, este voto é muito importante, porque faz sensibilizar não só esta Câmara e felicitar a nossa Orquestra Clássica, porque de facto ela tem [dado] um grande contributo cultural para a nossa Região.» 

Diário da Assembleia Legislativa da RAM – I Série Nº 33 / XI Legislatura - III Sessão Legislativa (2017/2018), Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018