Rubina Leal

Rubina Leal

Deputada [PSD]

«A Orquestra Clássica da Madeira constitui, hoje, sem dúvida, um projeto de sucesso. Um projeto de sucesso inegável no património que representa a nível musical na nossa Região Autónoma da Madeira, sendo uma das orquestras mais antigas em atividade em Portugal. 

É inegável o seu reconhecimento nacional e internacional, divulgando o nome da Região em inúmeros festivais e em muitos cantos do mundo. É inquestionável o papel da Orquestra na difusão da música erudita, sendo hoje um cartaz cultural e turístico da nossa Região. Mas também é fundamental o papel desta Instituição na formação de jovens músicos e na formação de públicos e cada vez mais, quilo que se verifica, na formação de novos públicos.
A Orquestra Clássica da Madeira é a única instituição profissional cultural na área da música a desenvolver atividade contínua na nossa Região. Um dos seus propósitos, e que tem exercido com sucesso, é a contribuição na formação de alunos e formandos dos cursos de instrumentistas e de música de câmara, apoiando hoje e muito o nosso Conservatório de Música da Madeira A Orquestra Clássica da Madeira é sem dúvida uma referência cultural para quem nos visita mas também para os residentes que veem na Orquestra um exemplo de dedicação profissional, visão e gestão estratégica. 
E é por tudo isto, por todo o sucesso que tem alcançado e o crescimento que tem tido desde 1964, que tem hoje 43 instrumentistas, tem 2 orquestras de cordas e 8 agrupamentos de música de câmara, e é por tudo isto que propomos atribuir um voto de louvor a esta Orquestra, aproveitando para felicitar todos os seus elementos, bem como como toda a sua Associação, que é a Associação de Notas e Sinfonias Atlânticas.
A Orquestra, todos nós reconhecemos que tem um papel fundamental no desenvolvimento humano com especial repercussão nas áreas da educação cultural e de turismo na nossa Região.»


Diário da Assembleia Legislativa da RAM – I Série Nº 33 / XI Legislatura - III Sessão Legislativa (2017/2018), Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018