• Orquestra Clássica da Madeira

Presidente da Direção
Vanda de França Correia de Jesus

 Presidente da Direção . Vanda de França Correia de Jesus

A GESTÃO DE UMA ENTIDADE QUE TEM POR OBJETO A "ORQUESTRA CLÁSSICA DA MADEIRA"

Um projeto apaixonante e inspirador que nos enche de orgulho!

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas foi constituída em 2013 com o objetivo de gerir e dinamizar a Orquestra Clássica da Madeira. Uma Orquestra que teve a sua génese na “Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira”, concebida em 1964, com finalidade exclusivamente pedagógica, pela Academia de Música e Belas Artes da Madeira, pelo diretor da secção de música, o professor e violinista Jorge Madeira Carneiro.

Uma Orquestra que faz parte do património histórico e cultural da Região. Reconhecida pela sua elevada performance artística; por representar um cartaz turístico-cultural da Região; pela sua vocação pedagógica, quer na formação de jovens músicos, quer na formação de públicos através dos riquíssimos programas que oferece; e pela sua responsabilidade social, nomeadamente através do seu projeto “Orquestra Solidária”.

À Orquestra é-lhe reconhecida a sua enorme capacidade para representar a grandeza espiritual do empenho artístico coletivo, partilhado por músicos e seu público; sendo este o seu poder integrador e a sua capacidade de comunhão, caraterísticas que fazem parte do seu ADN sociocultural. Pois, trata-se de uma Orquestra onde todos os que fazem parte dela, os músicos e a equipa técnica do backoffice, estão envolvidos com espírito de missão, entusiasmo, empenho e paixão pela música.

É sobre a ANSA que recai a responsabilidade de garantir à Orquestra as melhores condições para que continue viva, cresça, se renove temporada após temporada, nunca esquecendo as suas raízes, sustentada pela paixão, o talento, a dedicação e a ligação de todos os que trabalham para ela.

À ANSA compete, assim, dispor de ferramentas e de, constantemente, pensar e repensar em estratégias mais versáteis, abrangentes, eficientes e eficazes direcionadas ao público e que aponte para a descoberta de novas experiências, interesses e motivações e, consequentemente, na aquisição de novos hábitos culturais.

A ANSA tem a noção que o cumprimento desta missão só tem sido possível graças ao apoio anual do Governo Regional que vê na Orquestra o Projeto para a difusão da música erudita, e ao envolvimento das entidades públicas e privadas e dos media, que reconhecem o papel da Orquestra Clássica da Madeira e a importância e o impacto que as artes, em particular a música, têm na educação dos mais jovens e na vida das pessoas em geral.

Convidamos a continuarem a estar connosco, apoiando a ANSA e a usufruírem de belos, fascinantes e inspiradores momentos que a Orquestra Clássica da Madeira tem para vos oferecer que, indubitavelmente, podem contribuir para o equilíbrio da existência do ser humano.

Finalmente, partilhamos convosco uma afirmação de François Guizot, historiador e estadista francês do século XIX, com a qual nos identificamos:

A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo"

Vanda de França Correia de Jesus

Presidente da Direção da ANSA

 

DIREÇÃO DA ANSA

Presidente: Vanda Maria de Fátima Sousa de França Correia de Jesus

Secretário: João Norberto Gomes

Tesoureira: Teresa Manuela Gonçalves Correia Atouguia Aveiro

Membros nomeados em Conselho de Governo a 16.12.2020 em representação do associado fundador “Região Autónoma da Madeira” – Resolução 1207/2020 – JORAM I Série, Nº 237 de 17.12.2020, na sequência da alteração dos Estatutos da ANSA, aprovada pela Assembleia Geral a 2.12.2020.

Ir para o topo