O Projeto “Orquestra Solidária” é um dos projetos integrados no âmbito da responsabilidade social da ANSA que, através da Orquestra Clássica da Madeira, visa proporcionar às pessoas com menos oportunidades o acesso a bens culturais de elevada performance artística. É nosso entendimento que a arte, e neste caso a música erudita, deve ser acessível a todos, independentemente da sua condição social, idade, género, ideologia e credo. Se por um lado, consideramos ser importante desmistificar a noção elitista que prevalece sobre a música erudita e humanizar os seus criadores, por outro lado, pretendemos incutir o gosto pela música e, consequentemente, contribuir no combate à exclusão social, oferecendo música e arte aos menos favorecidos e dessa forma proporcionar o bem-estar que todos merecem e necessitam.
Este projeto divide-se em duas tipologias de Ação:
Ação I – “A Orquestra convida” (com início em 2018) – A ANSA direciona convites às Instituições para os utentes assistirem aos concertos da Orquestra Clássica da Madeira (seleção de 3 concertos por ano).
Ação II – “A Orquestra vai ao Público” (com início de 2020) - A Orquestra Clássica da Madeira, através dos seus agrupamentos, vai às Instituições oferecer momentos musicais aos utentes.